Terça-feira, 22 de abril de 2025

PORTO VELHO Tempo

Fiscalização do Crea-RO após explosão em caldeira de Frigorífico em Porto Velho

Fiscalização do Crea-RO após explosão em caldeira de Frigorífico em Porto Velho
Compartilhe no WhatsApp


Na sequência da explosão de uma caldeira na unidade da empresa JBS em Porto Velho, na última terça-feira (09/01), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea-RO) realizou uma inspeção no local. A caldeira, utilizada para aquecer água na remoção de gordura das carnes, explodiu, mas felizmente, não houve vítimas, pois não havia trabalhadores próximos.

Durante a inspeção, os fiscais do Crea constataram a ausência dos técnicos no local, apesar do registro em dia da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) referente à caldeira. O engenheiro responsável reside em Goiânia e não estava presente no momento da explosão.

Leandro Topan, gerente de fiscalização do Crea Rondônia, ressaltou a vigilância constante para coibir o exercício ilegal da profissão e prevenir acidentes. O presidente do Crea-RO, Edison Rigoli, informou que, apesar da existência da ART, o local estava sem um profissional acompanhando no momento do acidente.

O presidente do CREA destaca a importância da fiscalização rigorosa em equipamentos como a caldeira, enfatizando a necessidade de inspeções periódicas e manutenções preventivas. Ele ressalta a atuação dos fiscais verificando registros, como o livro de ocorrências, e avaliando o comportamento do profissional responsável, observando possíveis infrações às normativas do Crea. “A situação evidencia a relevância de cuidados técnicos em equipamentos pressurizados para evitar acidentes que possam causar danos patrimoniais e, principalmente, riscos às vidas”, concluiu.








Siga no Google News
Postagem Anterior Próxima Postagem